
A hipnoterapia, também conhecida como hipnose clínica, é uma prática terapêutica que utiliza técnicas hipnóticas para acessar o subconsciente e tratar uma série de questões emocionais, mentais e até físicas. Durante a sessão, o(a) terapeuta induz o paciente a um estado de transe, uma condição de relaxamento profundo e foco, onde o paciente pode acessar memórias e traumas guardados na infância — muitas vezes o Evento Causador Inicial (ECI) de transtornos atuais. Ao trabalhar diretamente com essa memória e com Eventos Causadores Subsequentes (ECS), o(a) terapeuta ajuda a diluir o impacto emocional dessas lembranças.
Além disso, durante o transe, o terapeuta insere sugestões positivas que reconstroem a autoestima e promovem mudanças significativas, proporcionando alívio dos sintomas que afetam a vida diária do paciente.
Benefícios da Hipnoterapia: Bem-estar Emocional e Liberdade Mental
A hipnoterapia pode ajudar a superar problemas emocionais e comportamentais, especialmente aqueles relacionados a feridas emocionais e padrões de comportamento repetitivos. A prática é indicada para casos de ansiedade, depressão, medo, pânico, dependência emocional e baixa autoestima. Além disso, pode facilitar a libertação de traumas, aumento da autoconfiança, melhora da produtividade e o desenvolvimento de uma mentalidade mais positiva e resiliente.
Mitos e Realidade sobre a Hipnoterapia
É comum que algumas pessoas tenham receios ou ideias equivocadas sobre a hipnoterapia, mas é importante desfazer esses mitos:
- Não é um sono profundo ou permanente — o paciente fica em um estado de relaxamento, mas sempre consciente e no controle.
- Nenhum segredo será revelado — a hipnose não força ninguém a dizer algo contra a vontade.
- O paciente sempre volta ao presente e se lembra do que ocorreu na sessão — o objetivo é ajudar, que sempre sai da sessão se sentindo melhor.
Comments